Home Top Ad

10 Dicas para Acabar com o Chulé

Não há nada pior do que ser convidado à retirar os sapatos, quando se tem mau cheiro nos pés. É difícil ver todos a sua volta disfarçando não sentir o mau cheiro que exala dos seus pés, pior ainda é quando te dizem na frente de todo mundo, que você está com o famoso e temido chulé. Mas calma, tem-se um jeito para tudo nessa vida de meu Deus.

Entre as principais causas do chulé estão a falta de higienização e o suor. Principalmente nas épocas quentes do ano, os pés tendem a soar mais e alguns tipos de sapatos retém esse suor. O suor retido nos sapatos, pela falta de transpiração, é fermentado com bactérias presentes da pele criando o mau cheiro.

dicas para combater o chulé
(Foto: Divulgação)
Se você sofre do mal do chulé, ou tem um amigo que sofre com isso, confira algumas maneiras de combatê-lo.

1. Higienização

Limpe bem os seus pés, principalmente os espaços entre os dedos. Opte por sabonetes comuns e/ou hidratantes, já que os sabonetes antissépticos podem matar bactérias benéficas para a pele, causando um desequilíbrio.

2. Secar Bem

Dicas para acabar com o mau cheiro nos pés
(Foto: Divulgação)
Não esqueça de secar bem os seus pés após o banho. Uma atenção maior deve ser dada à planta do pé e aos espaços entre os dedos. As bactérias adoram lugares úmidos para se proliferarem.

3. Bicarbonato de Sódio 

Polvilhe uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em cada um dos pés do sapato, deixe repousando por uma noite e no dia seguinte você perceberá a melhora. O bicarbonato de sódio é um elemento químico natural, que absorve manchas, odores e umidade.

4. Laranja, Limão ou Toranja

Você pode usar aquela casca, que iria para o lixo depois da salada de fruta, para remover o mau cheiro dos seus sapatos. Coloque as cascas dentro dos seus sapatos e deixe lá por uma noite, ou guarde-os sempre com alguns pedaços de casca.

5. Sal Branco

Salpique um pouco de sal branco dentro dos sapatos, deixe o sal atuar de um dia para o outro, depois passe um pano úmido para retirar o excesso de sal e voilà seus sapatos estarão livres do mau cheiro.

6. Cuidado com os Talcos

Os talcos podem ser utilizados após a higienização dos pés ou simplesmente polvilhado nos sapatos. Mas tenha muito cuidado, se você sua muito na região dos pés deve evitar o uso do talco, pois ele junto ao suor forma uma pasta propícia à proliferação das temidas bactérias causadoras do chulé.

7. Meias de Algodão

As meias de algodão, são confeccionadas com tecidos que absorvem e deixam o suor evaporar de maneira mais eficiente. Os tecidos sintéticos, por não terem essas propriedades, tendem a facilitar o surgimento do mau cheiro. Lembre de trocar as suas meias diariamente.

8. Lavanda e Sálvia

uso da lavanda e da sálvia no combate ao chulé
(Foto: divulgação)
Essas duas plantas são muito eficazes no combate à bactérias. Coloque algumas folhinhas de sálvia e raminhos de lavanda dentro dos sapatos e deixe-os tomando ar fresco. No dia seguinte você terá sapatos livres das bactérias e com um delicioso cheirinho de lavanda.

9. Tipo de Sapato

Evite os calçados de materiais sintéticos, como borracha e plástico, assim como as meias, eles impedem os seus pés de transpirarem normalmente. Prefira sapatos abertos ao invés dos fechados. Se fosse trabalha em um escritório e não pode usar uma chinela para trabalhar, evite usar o mesmo sapato mais de um dia consecutivo.

10. Água Sanitária

Umedeça um chumaço de algodão com água sanitária e limpe o interior dos seus sapatos, só utilize se os seus sapatos não forem forrados com tecido, afinal você não vai querer andar por aí com sapatos desbotados. Quando a água sanitária secar polvilhe bicarbonato de sódio ou sal e deixe atuar ao ar fresco.

Espero que essas dicas ajude-o a combater o chulé. Você já usou algumas dessas dicas? Pretende usar alguma? Essas dicas funcionaram com você? Se você for tímido e não quiser que o mundo saiba que você já teve chulé, sinta-se livre para comentar como anônimo.









10 Dicas para Acabar com o Chulé 10 Dicas para Acabar com o Chulé Reviewed by Unknown on 14:51 Rating: 5

Um comentário


  1. Thank you for some other informative site. Where else may just I am getting that type of information written in such a perfect means? I've a venture that I'm simply now working on, and I've been at the look out for such info. paypal.com login

    ResponderExcluir

Saúde & Bem Estar

saude