Home Top Ad

As 5 Maiores Usinas Solares Fotovoltaicas do Mundo

A crescente preocupação ambiental associada a demanda, cada vez maior, de energia elétrica tem impulsionado a busca por fontes alternativas de energia.

Atualmente a energia solar figura entre as fontes de energia alternativa mais populares. O uso da energia proveniente da irradiação solar pode se dar de duas maneiras principais, por meio do aquecimento (água ou óleo), ou por meio das células fotovoltaicas, convertendo a irradiação solar em energia elétrica.

Alguns países, como os Estados Unidos e a Alemanha, são referência no aproveitamento da energia que vem do sol, mas onde será que estão as maiores usinas de energia solar fotovoltaica do mundo? Confira a lista para descobrir.

1. Desert Sunlight Solar Farm (EUA)

A fazenda solar está localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Sua construção foi iniciada em setembro de 2011 e foi finalizada em janeiro de 2015. O projeto da First Solar contou com investimentos de US$ 1,46 bilhões. Tem uma capacidade instalada de 550 megawatts em uma área de 16 Km².

As maiores usinas fotovoltaicas do mundo
Foto: Reprodução

2. Topaz Solar Farm (EUA)

Ocupando uma área de 26 Km², a Topaz Solar Farm foi construída pela MidAmerican Solar, empresa comprada pelo milionário Warren Buffet em 2012. Também localizada na Califórnia, em San Luis Obispo, tem capacidade de 550 megawatts e possue 9 milhões de painéis solares da First Solar, abastecendo aproximadamente 160 mil casas.

Topaz solar farm
Foto: Reprodução 




3. Longyangxia Hydro-Solar (China)

Totalmente projetada e construída pela empresa Powerchina, tem capacidade para produzir 480 gigawatts em uma área de 9,16 Km². O ambicioso projeto da Longyangxia Hydro-Solar se difere dos demais por se tratar da maior usina híbrida do mundo a utilizar fonte hídrica e solar na produção de energia elétrica. 

usina hibrida solar hidro
Foto: Reprodução

4. Agua Caliente Solar Project (EUA)

Foi construída no Condado de Yuma, Arizona, pela MidAmericam Renewable, depois foi adquirida pela NGR Energy. A planta Agua Caliente tem capacidade instalada de 290 megawatts e utiliza painéis de capa fina, que geram entre 75 e 77 watts cada um.

agua caliente
Foto: Reprodução 

5. California Valley Solar Ranch (EUA)

A planta solar California Valley Solar Ranch está localizada ao leste de San Luis Obispo, também na Califórnia. Iniciou suas operações em Maio de 2014, desde então bastece cerca de 100 mil casas, com uma capacidade instalada de 250 megawatts. Foram utilizados 749 088 painéis fotovoltaicos no projeto.

usina fotovoltaica California Valley Solar Ranch
Foto: Reprodução
Como vimos as maiores usinas de energia solar fotovoltaica estão localizadas nos Estados Unidos. Infelizmente o Brasil tem apenas quatro usinas solares, mesmo assim, com uma capacidade instalada bem mais modesta, do que as plantas norte-americanas.









As 5 Maiores Usinas Solares Fotovoltaicas do Mundo As 5 Maiores Usinas Solares Fotovoltaicas do Mundo Reviewed by Unknown on 21:38 Rating: 5

Nenhum comentário

Saúde & Bem Estar

saude