Home Top Ad

5 Dicas para Aumentar a Massa Muscular

confira como ter um ganho de massa magra
Fonte: Reprodução
Toda pessoa que pratica musculação deseja aumentar a massa muscular do corpo, para tonificar o corpo. Entretanto, os benefícios do ganho de massa muscular englobam muito mais do que a estética. O tecido muscular possui uma atividade metabólica mais acelerada do que a do tecido gordurosos, ou seja, quanto mais músculos você tiver, mais rápido será o seu metabolismo, e consequentemente o seu corpo queimará mais calorias.

Muitas pessoas confundem emagrecimento com o aumento da massa magra, mas emagrecer não significa reduzir apenas o tecido gorduroso. Algumas dietas, quando não associadas à prática correta de exercícios físicos, estimula o corpo a queimar também os músculos para obter a energia necessária ao bom funcionamento do organismo. Por isso, ao emagrecer, é importante ficar atento aos níveis de gordura e músculos do corpo.

O ganho de massa muscular pode variar conforme fatores genéticos. Por isso, não se preocupe se o seu amigo, que faz o seu mesmo treino, parece "crescer" mais rápido do que você. Se você tem dificuldade para aumentar os músculos, confira abaixo 5 dicas para ganhar massa muscular.

1. Alimentação

Uma dieta balanceada desempenha papel fundamental no ganho de massa muscular. É importe manter uma dieta rica em proteínas, responsáveis pela reparação e crescimento do tecido muscular, gorduras boas e carboidratos, essenciais na fase de ganho de massa.

Os alimentos mais recomendados são: batata doce, carboidrato com baixo índice glicêmico; amêndoas, oleaginosas com altos níveis de alfa-tocoferol e vitamina E; feijão e leguminosas, como a lentilha, inserem a lisina no organismo; salmão, rico em ômega 3, produz hormônios que aceleram o crescimento muscular; ovo, rico em vitamina B12 que reduz os níveis de gordura e auxilia na contração muscular; azeite de oliva, carregado em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, reduz os níveis de TNF-alfa no organismo; e, por último, a água, que é acelera o metabolismo e ajuda o bom funcionamento das funções do organismo.




2. Exercite os músculos

Os exercícios musculares promovem a estimulação localizada nos grupos musculares. O exercício mais comum é o levantamento de peso, mas outros exercícios como a corrida, por exemplo, também auxilia no crescimento e fortalecimento muscular, porém em uma menor escala. É importante lembrar que os músculos tendem a diminuir depois de um longo intervalo de tempo sem a prática de exercícios musculares.

3. Deixe os exercícios aeróbicos para depois

Para ganhar massa muscular, recomenda-se fazer o treino com levantamento de peso antes dos exercícios aeróbicos, outra opção é intercalá-los. Iniciando com a musculação, a pessoa terá mais energia para levantar peso, e quando for para os exercícios aeróbicos, como a esteira, já estará aquecido, implicando numa maior queima de gorduras.

4. Mude o treino

Com o tempo, o nosso corpo se acostuma com os exercícios, reduzindo o crescimento. Por isso, é importante evitar que o corpo se adapte ao exercício, para isso é possível aumentar o peso, as séries, além de alternar o tipo de atividade para determinado grupo muscular a cada três ou quatro semanas.

5. Descanse

Os exercícios musculares devem ser frequentes, porém não deve-se exercitar o mesmo grupo dois dias seguidos, é necessário dar um intervalo para que o músculo descanse. A musculação acarreta microlesões nos músculos,e é durante o dia de repouso que a proteína chega ao músculo, restaurando o tecido, levando ao crescimento. Sem descanso, não há tempo para que o músculo cresça.








5 Dicas para Aumentar a Massa Muscular 5 Dicas para Aumentar a Massa Muscular Reviewed by Unknown on 02:53 Rating: 5

Nenhum comentário

Saúde & Bem Estar

saude